Plataforma EAD: Educação a distância para uma multidão de alunos
2022 é o ano em que os cursos a distância serão, definitivamente, o modelo de ensino padrão para os próximos anos. Em razão da pandemia do Coronavírus, que impacta a todos deste 2020, as plataformas EAD ganharam força, para cursos de longa e de curta duração. Se você é um profissional que produz cursos ou uma empresa de educação, a seguir está tudo o que precisa saber para impactar milhões de alunos.
Robério Gonçalves
Designer
Em razão das circunstâncias do enfrentamento do COVID-19, o hábito de realizar tarefas e compromissos online — que antes todos faziam principalmente de forma presencial — acostumou as pessoas com a facilidade e a rapidez proporcionadas por essa alternativa, além de oferecer economia financeira e de tempo, já que não é preciso custos e horas de deslocamentos.
Neste momento, há uma multidão de alunos que estão buscando cursos online sobre as mais variadas áreas. Muitos estão procurando uma formação profissional ou simplesmente desejando aumentar seus conhecimentos, para crescer na carreira ou para aprender algo diferente. E se você é um profissional de educação, produtor de conteúdo, uma instituição educacional ou uma empresa que produz cursos, este é o ano em que é preciso disponibilizá-los em uma plataforma EAD, para cativar alunos e, principalmente, lucrar.
Os tipos de ensino a distância
O ensino a distância pode ser dividido em duas categorias: síncrona e assíncrona. A primeira consiste em um método cuja entrega da educação EAD acontece em tempo real, de modo que é preciso comunicação ao vivo online. A segunda é aquela em que o aluno estuda conforme a sua velocidade, conveniência e tempo, acessando o conteúdo previamente armazenado. Esse conteúdo armazenado pode ser tanto de um evento que ocorreu ao vivo e que foi gravado como de aulas pré-gravadas e materiais previamente organizados na plataforma. Os métodos de ensino assíncronos são mais motivadores e permitem que os alunos revisem o conteúdo a qualquer momento. Dependendo do modelo do negócio, é possível adotar a educação a distância híbrida, que abrange educação síncrona e assíncrona.
O que é uma plataforma EAD?
Independentemente da forma como você produz seus cursos, a partir da câmera do celular, softwares de captura ou por meio de equipamentos profissionais, a melhor maneira de disponibilizá-los é por meio de uma plataforma eficiente e robusta de EAD. Por trás da tela a partir da qual os alunos escolhem os cursos que desejam assistir às aulas há uma infraestrutura preparada para permitir que tudo funcione. Dessa forma, o sucesso de um negócio de cursos a distância não depende somente da qualidade dos cursos, mas também do modo como eles são disponibilizados.
Conteúdo organizado e centralizado
No modo convencional de ensino a distância, as aulas ficam disponíveis em algum serviço e os materiais ficam espalhados pela web, disponíveis em servidores diferentes, conforme o produtor do conteúdo, mas isso é contraproducente, porque o aluno precisa fazer um malabarismo para ter acesso e ainda ter de salvar tudo em seu próprio computador.
Já quando os cursos ficam disponíveis em uma plataforma EAD contratada, por meio de um login único, o aluno tem acesso a todo o conteúdo cuidadosamente organizado, ao alcance de um clique, uma vez que o conteúdo fica centralizado, desde as aulas até os materiais complementares, como PDF, respostas a enquetes e outros recursos, de modo a evitar que o aluno precise sair da plataforma, o que pode prejudicar o aprendizado e, na pior das hipóteses, distrair-se e não retomar do ponto em que estava.
12 razões para escolher uma plataforma EAD
Além das vantagens mencionadas acima, os produtores de conteúdo que adotam uma plataforma de cursos EAD têm os seguintes benefícios:
- Não possui limitação geográfica — O ensino a distância não possui limitação geográfica. A partir de qualquer lugar do mundo os cursos podem ser consumidos, onde quer que sua audiência esteja.
- Gestão de cursos — a plataforma EAD possui interface que facilita a gestão dos cursos, podendo adicionar os módulos e os materiais de apoio de forma organizada.
- Marketplace – boas plataformas EAD, como a Eadtix, além de oferecer o repositório de gerenciamento e disponibilidade dos módulos, oferece, ainda, o marketplace, isto é, a página de venda dos cursos e respectivas informações e checkout.
- Ao vivo – Normalmente, a maioria dos conteúdos de aulas à distância é gravado (educação assíncrona), mas uma plataforma EAD permite também que aconteça encontros e aulas ao vivo, na modalidade de educação síncrona.
- Certificado automatizado — O gestor da plataforma pode criar as regras a partir do progresso do aluno, para que o certificado fique disponível automaticamente para ele assim que o curso for concluído, facilitando a vida do estudante.
- Área do aluno — Em uma plataforma, por meio de seu próprio painel, o aluno tem uma área exclusiva, de modo a obter uma melhor imersão no conteúdo, gerenciar seus cursos, assistir às aulas, visualizar materiais de apoio, acompanhar seu progresso e emitir certificados.
- Domínio próprio — A experiência de uma plataforma também oferece domínio próprio (URL exclusivo) a partir do qual seus alunos, professores e gestores poderão acessar rapidamente, bem como criar meios de promovê-lo online.
- Desktop e mobile — O conteúdo fica disponível em qualquer dispositivo, cuja tela é adaptada automaticamente para melhor experiência do usuário.
- Presença da marca — As melhores plataformas de EAD fornecem opções de o gestor escolher as cores de seu branding e adicionar logotipo, banners e capas dos cursos, tornando a presença da marca única.
- Segurança — Boas plataformas EAD são hospedadas nos principais web services de nuvem protegidos e confiáveis, por exemplo, o Amazon AWS.
- Legendas e transcrições — Por meio de uma plataforma EAD, é possível tanto oferecer legendas como transcrições e interpretes aos alunos/participante. Neste último, para eventos ao vivo, cujos palestrantes falam diferentes idiomas.
- Edição rápida de módulos — Os módulos dos cursos adicionados podem ser reeditados e atualizados a qualquer momento por meio da tela de gestão de cursos pelo administrador.
Os modelos de negócios EAD
A razão principal de criar um negócio de Educação EAD é a de oferecer cursos e aulas a distância, mas uma plataforma EAD pode, ainda, contemplar muitos tipos de interações conforme o segmento, tais como treinamentos, eventos ao vivo, masterclasses, tutoriais etc.
O curso a distância tem valor?
Há pouco tempo, o ensino a distância poderia ser considerado como um substituto inferior ao ensino presencial, mas atualmente, na maioria dos casos, é considerado como superior ao método tradicional. Hoje, o sucesso da educação a distância é creditado em grande parte ao avanço da tecnologia e à especialização de professores para lidar com as ferramentas disponíveis. O ensino a distância pode ser considerado uma parte vital das estratégias de educação de longo prazo.
Como começar?
Interessado em levar os recursos de ensino a distância mais inovadores para seus alunos? Ou precisa de ajuda para se preparar para criar um negócio de ensino a distância? A Witix oferece a plataforma Eadtix, não somente para cursos, mas para palestras, eventos e reunião online, gravados e ao vivo. A Eadtix é a plataforma escolhida para empresas gestoras de conteúdo, como Centauro Comunicações, IBCCRIM – Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, Data Privacy Brasil, Instituto de Ciências Penais e outros, oferencendo todos os benefícios que foram citados nessa matéria. Deseja mais informações e ou pedir um orçamento?
Ilustração: Freepix