Como melhorar a relação com o seu cliente e por que fazê-lo?
Está claro para todos nós: os clientes são peças-chave para a expansão dos negócios. Quanto mais clientes uma empresa possui, maiores são as chances de crescimento. E como está o seu relacionamento com os seus clientes?
Marina Paixão
Product Owner
Conquistar novos clientes não é a parte mais difícil de um negócio, mas, sim, torná-los satisfeitos e fiéis com os produtos ou serviços que a empresa oferece. Por isso é imprescindível que haja uma boa relação entre a empresa e o cliente.
Faça a si mesmo a seguinte pergunta: "Se eu fosse um cliente da minha empresa, gostaria de receber o tratamento que ofereço?" Se a resposta for negativa, está na hora de mudar alguns comportamentos para que seus clientes, além de satisfeitos, também atuem como impulsionadores de sua marca para outras pessoas.
A seguir, listaremos algumas dicas sobre como melhorar a relação com o seu cliente:
1 - Entenda o comportamento do cliente
Conhecer o perfil dos seus clientes, como eles se comportam e o tipo de soluções que eles procuram é muito importante para entender exatamente o que oferecer a eles. Crie personas as mais reais possíveis, por exemplo:
“Meu cliente é o João, ele tem 30 anos e trabalha na área de criação de conteúdo em uma agência de marketing. Seu hobby é viajar para o litoral, o que ele costuma fazer todo final de semana.”
Quanto mais detalhes sua persona tiver, mais fácil ficará sua visualização, fazendo com que você entenda suas motivações. Você poderá criar um perfil para ela e deixá-la à vista. Vale até colocar uma foto para torná-la mais realista.
2 - Seja transparente
Ninguém gosta de ter a sensação de que está sendo enrolado, não é mesmo? Para criar um vínculo de confiança com o seu cliente, seja o mais transparente possível sobre o que sua empresa pode oferecer. Não prometa soluções mirabolantes se não puder cumprir a promessa.
A transparência traz confiança para o seu negócio, fazendo com que a relação com seu cliente seja mais estreita e verdadeira. Ele saberá exatamente como poderá contar com você.
3 - Seja empático
Voltamos àquela pergunta da introdução: "Se eu fosse um cliente de empresa, gostaria de receber o tratamento que eu ofereço?" Seja empático para entender as dores do cliente, como ele pretende ser atendido e o que ele deseja solucionar ao procurar a sua empresa.
Procure falar menos sobre a empresa e mais sobre como ele, o cliente, está se sentindo e o porquê de ele procurar uma solução para seus problemas com você.
4 - Pontualidade é importante
As coisas estão acontecendo muito depressa ultimamente e, com isso, as pessoas esperam receber uma resposta para seus problemas o mais rápido possível. Por conta disso, a pontualidade e rapidez se tornaram aspectos importantes para medir a qualidade de serviços, pois, se você não entregar uma resposta dentro de um tempo esperado, é possível que seu concorrente o faça.
5 - Se ligue nos feedbacks
Agora, a dica de ouro: pergunte aos seus clientes qual é a avaliação deles sobre sua empresa – quais são os pontos positivos e negativos e o que deveria ser melhorado. Os feedbacks são muito importantes para a evolução dos negócios, pois só por meio deles é possível perceber a qualidade do que é oferecido, o que não está dando certo e, então, transformar para melhorar.
Aqui, na Witix, somos apaixonados por resolver problemas com uso da tecnologia e ter um feedback positivo de nossos clientes.
<a href='https://br.freepik.com/vetores/apartamento'>Apartamento vetor criado por freepik - br.freepik.com</a>